domingo, 19 de junho de 2016

O valetão que engolia meninos e outras histórias de Pajé

Conhecer textos de autores consagrados na literatura brasileira ou universal é um passo importante para que os alunos ampliem seu repertório de memórias literárias. Porém, ler textos de finalistas de edições anteriores do concurso possibilita uma aproximação ainda maior entre aquilo que os alunos imaginam poder fazer e o que é esperado para que ocorra uma possível classificação em outras etapas da olimpíada.

"O valetão que engolia meninos e outras histórias de Pajé", texto de Kelli Bassani, foi finalista na edição de 2006. As aventuras de um ex-engraxate foram muito bem recontadas pela garota e mostraram a íntima ligação entre o passado dessa personagem e o lugar onde viveu.

Seguindo as orientações propostas no CD-ROM, os alunos se organizaram em trios e ordenaram alguns parágrafos do texto em questão. Essa atividade possibilitou a análise do percurso narrativo traçado pela garota, bem como a necessidade de uma contextualização prévia antes da apresentação de um fato curioso sobre o passado.



Foi interessante ver que os alunos observaram, por exemplo, pronomes e seu papel na retomada de algo citado anteriormente, usando esse conhecimento como critério para organização dos trechos. 

Em seguida, os alunos identificaram o fato principal da narrativa da garota e responderam a algumas questões, analisando, dentre outras coisas, a subjetividade presente no texto.

A maior parte dos alunos percebeu que as brincadeiras da infância de Pajé eram o elemento central do texto, porém, sem desconsiderar que o garoto mesclava essa face à outra, a do trabalho infantil. 

Os alunos assistiram ao vídeo a seguir, após a realização das atividades:



Pedi aos alunos também que entrevistassem algum familiar e pesquisassem brincadeiras realizadas na infância dessa pessoa. Você pode conferir alguns textos produzidos pelos alunos a partir dessas entrevistas na página "Textos dos Alunos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário